Parte I

Só pra contrariar o que escrevi no outro post: Medo – Introdução.


Tem muita mulher, por aí, que morre de medo do relacionamento amoroso. Por uma infinidade de motivos, as pessoas ficam com medo de se envolver e sofrer. Já ouvi dizerem que é melhor nunca mais se apaixonar.  Assim, a gente não sofre?!

A Bibi, personagem da atriz Maria Clara Gueiros na novela da Globo, representa muito bem o que eu quero dizer. Ela é uma mulher moderna, dona do próprio nariz, exercendo o direito que tem de desfrutar dos prazeres da vida. Sim, ela é. Mas, ao mesmo tempo, ela é uma mulher que tem medo de se apaixonar.




Mas, por que tanto medo? E o direito de encontrar alguém e amar? Parece-me que, no caso da Bibi, a razão do medo está relacionada a alguns aspectos da vida dela. Ela perdeu a mãe num acidente. De repente, alguém que ela amava muito desapareceu, causando um imenso sofrimento. Além disso, a figura do pai é um desastre! O cara é um “viajandão”, não tem nenhuma responsabilidade e, ainda por cima, é sustentado pela filha.
É normal que ela tenha medo de amar. Por isso, faz o estilo não tô nem aí. Enquanto conseguir manter a mentira pra si mesma, realmente não está. O que os outros pensam não têm a menor importância.

Certa vez, uma amiga me disse: - Você parece o personagem do filme do Woody Allen “Noivo neurótico, Noiva Nervosa”, citando Groucho Marx/Freud: * - "Eu nunca faria parte de um clube que permitisse a entrada de alguém como eu”.  Realmente, eu estava nesta fase. Não queria ninguém que representasse “perigo”. Eu só queria quem não estava envolvido. Se, por acaso, acontecia do outro se interessar demais, eu fugia. Que nem o diabo foge da cruz!

Este “estilo” de vida é arriscado. Pode-se permanecer numa roda viva repetitiva. Na superfície existe a água vibrante, mas, embaixo, a profundeza do poço é enorme. E, quanto mais fundo e escuro é o poço, maior é a carência e a necessidade de supri-la. Por isto, não pode durar pra sempre. A vida é muito melhor sem as travas. Não existe vantagem nenhuma em se “proteger”, desta maneira. Na verdade, há uma grande probabilidade de você sentir muita dor.

Continua...


*Eu não me interesso em pertencer a um clube que aceita pessoas como eu para sócio”.

2 Responses so far.

  1. Anônimo says:

    Mêdo de ser feliz...
    Se pega com as mãos e se desmancha com os pés...
    Isso é o que mais tem,que pena.
    polaca

  2. Fugir dos sentimentos é a pior escolha.
    Medo paralisa e embota.
    Tem que dizer: - Stop!

    beijo

Leave a Reply

Prazer em conhecer!